O mercado de TV por Assinatura não só evolui constantemente, como também quantifica a sua evolução embasado em diversas pesquisas, gráficos e indicadores que comprovam sua trajetória de crescimento, principalmente nos últimos anos. Conheça os principais dados do setor:
Nos últimos dez anos, o acesso à TV por assinatura no país mais que quadruplicou, passando de 3,2 milhões de clientes (2002) para 14,5 milhões (2012), segundo dados da ANATEL. Estima-se que cerca de 48 milhões de brasileiros tenham acesso à TV por Assinatura.
O crescimento expressivo ocorre devido, principalmente, ao aumento da renda da população e à manutenção dos preços dos serviços a níveis competitivos - ou até menores que em muitos países, conforme mostra recente estudo da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
O aumento do número de assinantes de TV por Assinatura foi de 7% no primeiro trimestre de 2012. Comparado ao mesmo período de 2011, o crescimento chega a 31%. Essa evolução mantém a média histórica dos últimos anos, atingindo o total de 13.675.407 assinantes em março e 14,5 milhões em junho.
O número de assinantes de Internet de alta velocidade, cresceu 6% no primeiro trimestre de 2012 e 20% em relação ao primeiro trimestre de 2011, chegando a 4,85 milhões de pessoas.
A receita operacional bruta de TV por assinatura com mensalidade, banda larga e outros (incluindo publicidade) neste trimestre foi de R$ 5,7 bilhões - aumento de 1,2% em relação ao trimestre anterior e 32,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
O percentual do Faturamento estimado pela ABTA corresponde a 44% do total.
O Faturamento com publicidade no segundo trimestre de 2012 foi de R$ 342.342 mil e cresceu 44% em relação ao trimestre anterior.
O Faturamento da TV por assinatura no semestre foi de R$ 11,5 bilhões contra R$ 9,3 bilhões da TV aberta.
O nível de emprego da força própria e terceirizada, cresceu 1% no primeiro trimestre de 2012 e 9% em relação ao primeiro trimestre de 2011, chegando a 94.672 oportunidades geradas.
O nível de emprego da força própria e terceirizada, cresceu 1% no primeiro trimestre de 2012 e 9% em relação ao primeiro trimestre de 2011, chegando a
94.672 oportunidades geradas.